
O Aço Inox e a Industria Farmacêutica.
A indústria farmacêutica está constituída por numerosas organizações dedicadas ao descobrimento, desenvolvimento, fabricação e comercialização de medicamentos para a saúde humana e animal.
As instalações da indústria farmacêutica devem atender às exigências de assepsia, sanitização ou esterilização, assegurando um ambiente interno e externo adequado para evitar qualquer tipo de risco de contaminação, por isso as indústrias farmacêuticas estão preocupadas com a pureza de seus produtos e com a limpeza dos equipamentos de processo.
Além do fator contaminação, biólogos moleculares, químicos e farmacêuticos melhoram a eficácia dos medicamentos aumentando sua atividade e especificidade, estes avanços por sua vez levam a uma nova preocupação: a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores.
As instalações farmacêuticas requerem materiais resistentes à corrosão, livres de contaminação de íons metálicos, com alto nível de limpeza, especialmente quando os fluidos utilizados entram em contato com as instalações (água purificada, injeção de água vapor de qualidade pura, entre outros). Desta maneira o aço inox aparece como material ideal para esse tipo de ambiente.
Estas exigências são aplicadas a vários tipos indústrias e o grau de exigências para as instalações é diferente para cada uma delas. As exigências podem ter origem em regulamentações internas das empresas ou em normas definidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), FDA (Food and Drugs Administration), ou qualquer outra entidade reconhecida que regulamente ou oriente estes aspectos, tais como o ISPE (International Society of Pharmaceutical Engineers) ou ICCCS (International Confederation of Contamination Control Society).